Perguntas Frequentes

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.
O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, em um curso on-line à sua escolha. Nas palavras do próprio Dougiamas, baseando-se na pedagogia sócio-construtivista:

“(...) não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem ” . (wikipédia, acesso em 25.8.2009, 15:35h)

As ferramentas mais usadas em cursos e comunidades nesse Ambiente Virtual de Aprendizagem são:

• Fórum - os fóruns de discussão possibilitam a comunicação entre os tutores e os alunos e entre os próprios alunos, já que todos visualizam as mensagens enviadas pelos participantes. É um espaço adequado para a troca de ideias, discussões ou debates sobre temas específicos.
•Chat - Os chats (bate-papos) podem ser usados em qualquer situação que necessite de uma comunicação em “tempo real”.

O moodle da FM é acessível apenas para a comunidade acadêmica da FM. Pode ser utilizado por técnicos administrativos, professores, estudantes e pesquisadores.

Os professores podem oferecer cursos aos estudantes utilizando esse ambiente, além de poderem criar comunidades ou assemelhados
(grupos de discussão, de acompanhamento de cursos presenciais, de trabalho, dentre outros).

Você pode utilizar o “fale conosco” (localizado na página inicial do ambiente) para se comunicar com a equipe, ou ligar para o telefone (61) 3107-1885.

Os cursos e comunidades visíveis na página inicial possuem restrições quanto ao público-alvo, impostas pelos Professores que estão oferecendo. Nada impede, no entanto, que você registre seu interesse no “fale conosco”. A equipe moodle, nesse caso, repassará sua mensagem ao professor.

Você pode utilizar o “fale conosco” (localizado na página inicial do ambiente) para se comunicar com a equipe, ou ligar para o telefone (61) 3107-1885

Devido a limitações o máximo é 100 megas.

Basta localizar o perfil do professor desejado e clicar no botão "Enviar mensagem".

Uma das formas de localizar o perfil do professor é entrar numa turma ministrada por ele e procurar a caixa intitulada "Participantes". Nela selecione a função de professor no item "Função atual" e clique no nome do professor.

No canto direito da tela existe um espaço chamado acesso. Você deve procurar o link cadastramento de usuários e clicar no mesmo. Após o clique será redirecionado para tela de cadastramento sendo obrigatório preencher todos os campos e seguir as instruções para concluir o cadastramento.

Ao alterar seu perfil, observe que há alguns campos que precisam ser obrigatoriamente preenchidos (os que estão marcados com um asterisco), em particular o campo "Descrição" (um texto livre que procura descrevê-lo). Caso contrário, as alterações não serão salvas.

Em cada turma o Moodle disponibiliza automaticamente um "Fórum de Notícias" (http://docs.moodle.org/en/News_forum) especialmente dedicado a anúncios e notícias. Este fórum está disponível no topo da sessão central da página de cada turma. Seguem algumas informações sobre este fórum:

* a configuração padrão deste fórum força todos os inscritos na turma a estarem subscritos nele, ou seja, que todos receberão via email as postagem anexadas (a exceção são aqueles usuários que explicitamente optaram em seu perfil por não receber mensagens via email);
* por padrão apenas os professores e estagiários de docência podem postar notícias neste fórum;
* o mecanismo de grupos (visíveis e separados) está disponível neste fórum, fato que possibilita o encaminhamento de notícias a grupos específicos;
* as notícias ficam publicadas no fórum podendo ser lidas/consultadas pelos inscritos em qualquer instante;
* ao postar uma notícia há uma opção para enviar o email "agora". Se não for feita tal opção a mensagem demora cerca de 30 minutos para ser distribuída, pois este é o tempo dado ao anunciante para alterar a notícia antes dela ser efetivamente distribuída.

No canto direito da tela existe um espaço chamado acesso. Você deve procurar o link cadastramento de usuários e clicar no mesmo. Após o clique será redirecionado para tela de cadastramento sendo obrigatório preencher todos os campos e seguir as instruções para concluir o cadastramento.

Uma das possibilidades está relacionada à utilização da versão 6 do navegador MS Internet Explorer, considerando que o sistema vem apresentando incompatibilidades com a interface do Moodle, especialmente nas operações de edição de conteúdo. Esta versão não é mais suportada pela Microsoft. Para os usuários de Windows, sugere-se atualizar o Internet Explorer para a versão 7 ou superior. Outra opção é utilizar outro navegador, como o Firefox.

Com certa frequência, isto também ocorre quando se cola textos copiados do MS-Word. Nesta operação, o MS-Windows inclui caracteres espúrios no texto, que geram incompatibilidades com recursos avançados do Moodle. Duas formas de resolver este impasse:

* desativar o uso de recursos avançados (AJAX and Javascript) no seu perfil;
* limpar os caracteres espúrios adicionados pela operação de cópia e cola de texto do MS-Word.

Seguindo os passos descritos na pergunta "Como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle FM/UnB", o Moodle lhe enviará por email sua nova senha. Como é o próprio usuário quem a cria, é pouco provável que ela não funcione. Em geral esta falha ocorre em uma das seguintes situações:

* não foi observada a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas;
* está acionada a tecla de trava-maiúsculas (caps lock) que resulta na digitação exclusiva de letras maiúsculas;
* faltou digitar algum caractere especial do tipo: ponto (.), ponto e vírgula (;), dois pontos (:), etc;
* confusão visual entre o número "um" (1) e a letra "ele" minúscula (l), ou entre o número "zero" (0) e a letra "o" maiúscula (O).

Os estudantes, em geral, têm permissão para criar tópicos nos fóruns, assim como para postar respostas, a exceção do 'Fórum de Notícias' o qual, em função de suas características, não permite tais operações aos estudantes.

Os tipos de fóruns disponíveis no Moodle são:

Discussão simples - é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.
Fórum geral - é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem.
Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico - cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidade. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema.
Fórum Perguntas e Respostas - neste fórum um estudante pode ler as mensagens dos outros participantes somente após a publicação de sua mensagem. Depois disto pode também responder as mensagens do grupo. Isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente.

Quaisquer dúvidas de estudantes sobre o uso do Moodle EAD devem ser sempre dirigidas aos tutores ou professores do curso. Caso o tutor ou professor necessite auxílio para respondê-las, cabe a ele buscar contato com os desenvolvedores do Moodle no laboratório de informática da Medicina.

O Moodle possui todo um mecanismo que controla o que um usuário pode ou não pode fazer. Este controle baseia-se na atribuição de papéis. Assim, cada usuário pode fazer aquilo que lhe é permitido em função de seus papéis no ambiente.

No caso do Moodle FM/UnB, as permissões específicas de cada papel podem ser visualizadas no relatório de "Permissões dos papéis" disponível na caixa de "Administração do site" da área do usuário (Meu Moodle).

O Moodle oferece uma ferramenta para realizar cópia de segurança (backup) e restauração desta cópia (ver opções "Backup" e "Restaurar" na caixa de Administração do curso Moodle). Sendo assim, sugere-se realizar backup do curso original e restaurá-lo no Moodle Fm/UnB.

Se o usuário (professor, estudante, etc.) seguiu o passo a passo de cadastramento é pouco provável que a senha não funcione. No entanto, se você perdeu a senha siga esse roteiro:

Clique em Perdeu a senha e você será redirecionado a uma outra página.

Nesta tela, preencha sua identificação de usuário e clique no botão "OK". Após isto, o Moodle lhe enviará uma mensagem contendo uma URL no formato "http:// ..." que precisa ser visitada para confirmar o pedido de alteração de senha. Este passo visa garantir que de fato foi você mesmo que solicitou a alteração de senha, e não outra pessoa qualquer.

No corpo desta mensagem, clique sobre o texto desta URL (em geral é um texto escrito em azul ou sublinhado), fato que resultará na visualização de outra página na qual aparecerá uma mensagem indicando que uma nova mensagem contendo sua senha de acesso foi enviada para sua caixa postal. Nesta mesma tela há orientações para trocar esta senha para outra de sua preferência, se desejar.

Em alguns provedores a exemplo do TERRA (terra.com.br), ao clicar no texto citado acima pode ser que apareça uma tela de erro indicando que o endereço (URL) é inválido. Esta é uma falha do provedor, e não do Moodle. Nesta situação, sugerimos que você copie (ctrl-c) a URL e cole (ctrl-v) diretamente na barra de endereços de seu navegador. Isto deve bastar para resolver o problema.

Note que o recebimento destas mensagens pode demorar alguns instantes (coisa de minutos; uns 30 minutos não é incomum) pois há diversos fatores que podem gerar um retardo na entrega das mensagens, a exemplo de:

*sobrecarga na rede;
*sobrecarga no servidor de mensagens de seu provedor;
*rejeição temporária em função da quantidade de mensagens enviadas pelo Moodle para usuários de provedores como Hotmail, Yahoo, etc.

Também pode acontecer destas mensagens serem indevidamente classificadas como "spam" ou como "lixo eletrônico" em seu provedor. Caso percebas uma demora demasiada no recebimento destas mensagens, sugerimos que verifiques se elas não foram postas em uma destas categorias em seu provedor.

Se ao seguir este procedimento você não receber uma destas mensagens, sugerimos que repita o procedimento desde seu início. Caso tenha recebido somente a primeira mensagem a já tenha confirmado o pedido de alteração de senha, não adianta clicar novamente nesta confirmação pois nesta situação o Moodle lhe apresentará uma mensagem de erro indicando que esta confirmação já foi realizada.

Esta senha é exclusiva para acesso ao Moodle FM/UnB, não tendo vínculo com nenhum outro sistema computacional da UnB.